terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Matéria: The New York Times






A estrela de “Glee” ganha a sua vez na Broadway
Em um estúdio de ensaios na Times Square semana passada, Darren Criss-  a estrela revelação dos musicais colegiais “Glee” da Fox-  estava se apresentando um tanto quanto perfeitamente.
Preparando-se para sua estreia na Broadway na noite de terça-feira como o alpinista corporativo J. Pierrepont Finch em “ Como ter sucesso nos negócios sem realmente tentar”,  o Sr. Criss estava pulando no ar durante o numero  “Grand Old Ivy” e dobrando seus pes como um dançarino faria, Isso chamou a correção do diretor, Rob Ashford, que queria  os pés do Sr. Criss  serem planos e se estenderem para os lados como os de um marionete estendido, porque seu  personagem fica devendo na  finesse.
“O que você esta fazendo é quase muito bom”, Sr.Ashford falou para Sr. Criss que estava ofegante e em calças e uma  camiseta azul da sua alma mater, a Universidade de Michigan. Um pouco depois Sr. Criss aplicou o salto com precisa imprecisão.
Há poucos elogios na Broadway além de ser chamado de tripla ameaça: um artista  que atua, canta e dança com efeito extraordinário.(Pense em Hugh Jackman). Sr. Criss é o ultimo a esforçar-se para esse status, e os produtores de “ How to Succeed” estão apostando nele em um novel incomum. Eles estão investindo 10 mil  dólares para ensaiar e pagar Sr. Criss por somente 3 semanas de performance neste mês , antes dele retornar ao “Glee”, na esperança de molda-lo em uma estrela de teatro em que possam fazer um Musical da Broadway a partir dele algum dia.( Nick Jonas do Jonas Brothers irá fazer Finch, o papel feito por Daniel Radcliffe do famoso “Harry Potter”, de 24 de janeiro até 1 de julio).
Para o Sr. Criss, o seu desvio de Hollywood foi um momento para saborear, em vez de um bilhete para uma viagem de ego. Aos 24, ele exala uma maturidade perceptiva- “Eu não era ninguém há um ano atrás,” ele disse, “ então quero fazer escolhas sabias para manter coisas boas acontecendo”- com invejável auto-confiança. Você pode quase acha-lo convencido a não ser por sua forte tendência a fazer graça de si mesmo como quando ele menciona seu detalhado conhecimento de  minucias de “ Stars Wars” ou refere a si mesmo (com sua estrutura  pequena, enxuta em mente) como um “cara delicado”.
“ Eu sempre atiro para lua no meu trabalho, para assim eu estar feliz quando eu aterrissar no telhado”, Sr.Criss disse, uma frase que ele usou duas vezes durante uma entrevista em uma lanchonete Upper West Side.
“ Eu sou muito especifico e ambicioso em traçar meus objetivos e nunca aceito não como resposta -  então não como se as coisas simplesmente caíssem no meu colo.”
Essa oferta de 3 semanas para interpretar Finch, relativamente  rara para um novato na Broadway, è o ponto mais alto em uma subida vertiginosa para Sr. Criss, que se tornou uma sensação do dia pra noite literalmente após sua primeira aparição em “ Glee” em Novembro de 2010.
Nesse episodio Sr. Criss- fazendo um  membro gay de um coral colegial sendo procurado para um regular da serie- cantou  vocais interpretando”Teenage Dream” um hit pop de Katy Perry,  Outras gravações do elenco de  “Glee” foram lançadas com sucesso na lista da Billboard, mas “ Teenage Dream”  se tornou um meteoro de vendas.
Logo o Sr. Criss de cabelos cacheados e olhos escuros se tornou um ídolo, aparecendo solo na GQ (sob o titulo “ Rei dos Musicais Colegiais”) e na  revista People na lista de homens vivos mais sexys . Essa temporada ele se tornou um dos personagens principais em “Glee”, uma promoção que ele disse não ter razão para esperar um ano atrás.
A fama televisiva se mantém um pouco surreal para Sr.Criss, dado ao fato de ter crescido em São Francisco, trabalhando em teatro. Ele apareceu mais em peças do que em musicais quando adolescente e colegial, desenvolvendo amor pela comedia da arte em Goldoni’s “Servant of Two Masters”        e desenvolvendo um papel romântico primário como Peter van Daar, o interesse amoroso do personagem no titulo “ O diário de Anne Frank”.
Na Universidade de Michigan, um campo de treinamento, para cantores da Broadway como Gavin Creel e Hunter Foster, Sr. Criss disse que nunca havia feito um musical até ele ter escrito um com seus amigos. “ A Very Potter Musical”, sua parodia dos livros e filmes de Harry Potter, se tornou um hit no campus; uma performance gravada trouxe um milhão de exibições do You Tube, e Sr. Criss e seus colaboradores logo formaram sua própria companhia de teatro, Produções StarKid, em Chicago.
“Entre as gravações da ultima temporada de “Glee”, ele escreveu musica e letras para o musical da companhia chamado “ Starship”, o qual ele o refere como  “ seu bebe” . Foi apresentado no Teatro Hoover-Leppen em Chicago no inverno passado, levantando revisões de críticos,  mas reunindo uma base de faz seguindo o canal StarKid no You Tube.(Ele espera ver o “Starship” ou outro show StarKid na Broadway nos próximos 5 anos).
“Starship” foi típico dos “4 ou 5 projetos” que Sr. Criss disse  ter feito de uma vez, dependendo do e-mail e de aplicativo do iPhone para ajuda-lo a continuar trabalhando além da terra “Glee”. De fato, ele descreveu suas 8 performances com  prazo de uma semana em” How to Succeed “ a coisa mais fácil que eu já fiz nos últimos tempos, no melhor sentido”, comparado com as gravações de  “Glee” que podem começar as 6 da manha.
“ Esse estilo de vida não é tão diferente de quando minha mãe me levou do ensaio do teatro para o treino de futebol para as aulas de violino em um dia”, disse Sr. Criss, que a cara de garoto estava mascarada com óculos de aro preto e a barba pra fazer que muitas vezes ele deixa crescer quando esta afastado de “Glee”.
Mesmo que ele parecesse  diferente de seu  personagem de ”Glee” , Blaine Anderson, uma sucessão de fãs veio na lanchonete para pedir autógrafos, incluindo três meninas adolescentes de Buenos Aires, que ficaram brevemente mudas quando ele perguntou como soletrava seus nomes.
Sr. Criss credita seus pais  como “  Me dão um senso de humildade e bom julgamento em como aproveitar todos os dias”. Esses instintos, ele disse, os guiaram em 2010  a se encontrar com  o produtor de filme e teatro Craig Zadan e Neil Meron, que estavam muito impressionado com o seu trabalho em “Glee”.
Logo depois, enquanto estavam produzindo “How to Succeed” com a Broadway Através da America, Sr. Zadan e Sr. Meron disseram que pediram ao Sr. Criss para considerar substituir o Sr. Radcliffe´s durante as 2 semanas de afastamento em Setembro. Sr. Criss estava no jogo, mas Sr. Radcliffe acabou adiando sua viagem. (Ele não perdeu nenhuma performance em seus 10 meses de apresentação)
Os produtores depois propuseram  ter o Sr. Criss sucedendo Sr. Radcliffe, e os produtores de “Glee” concordaram em deixa-lo ir por 3 semanas( o qual ele adicionou a suas 2 semanas de férias de inverno para ensaios). Os produtores da Broadway disseram que estariam muito satisfeitos em tê-lo de volta ao musical em um futuro hiato de “Glee’.
“Nós também definitivamente estaríamos dispostoas a achar um outro show para Darren, uma vez que ele não estivesse preso ao “Glee”, disse Sr. Zadan, que junto aos chamados Gleeks, fãs StarKid e outros ajudaram a esgotar a noite de estreia de terça- feira  e fizeram a venda de ingressos “ bem forte” durante três semanas.
Sr. Ashford, o diretor, reconhece que muitos atores sentem não se encaixar em uma performance solida até que tenham passado muitas semanas no palco, mas ele previu que  o Sr. Criss iria encontrar seu espaço rápido.
“Ele vem ensaiando e aperfeiçoando números musicais todos os dias em “Glee”, e ele já vem a nós com habilidade”, ele disse. “Eu acho que no final dessas três semanas ele estará dando, no mínimo,  uma versão da sua melhor performance possível”.
Sr. Criss ainda estava tentando dominar suas falas para “How to Succeed” semana passada, ainda assim ele riu com um pouco de desprezo quando  perguntado se ele desejava passar as suas férias de inverno de “Glee” em uma viagem tropical com uma amiga.( Embora ele seja hetero, as series o fizeram um modelo gay; como sua vida amorosa ele se negou a comentar)Sr. Criss  também educadamente negou a ideia de que estivesse dando a Broadway uma chance de se inserir como ator.
“Para dizer que algo fosse um atalho significaria que eu estivesse intimidando por alguma coisa” ele disse. “Mas eu amo grande e difíceis desafios. Quero dizer, parte de mim amaria ser um professor titular de teatro gordo algum dia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário